Renascimento e atualidade.

    O Renascimento surgiu na Itália, por volta do século XIV e durou até o final do século XVI. Momento sucessor da Idade Média, os artistas renascentistas valorizavam a cultura grego romana, que foi deixada de lado no periódo medieval por causa da cultura teocentrista. Assim, quebrando o modo dogmático imposto pela igreja católica, o renascimento retoma uma ideologia antropocentrista, valorizando os valores culturais, científicos, filosóficos, etc.
   Galilei (1564-1642), Johannes Kepler (1571-1630), Isaac Newton (1643-1727) e Leonardo da Vinci (1452-1519).O homem renascentista, principalmente os cientistas, começam a utilizar métodos científicos e observações do mundo e espaço sideral. O homem cada vez mais passou a se idealizar. O auge do Renascimento foi a revelação de nomes importantes, como: Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu

   Além dos cientistas, haviam os pintores, que expressavam em suas obras essas valorizações. Os mais famosos, que com certeza todos já ouviram falar, são: Michelangelo, Raffaello, Botticelli, Leonardo da Vinci e Donatelo. Suas obras costumam ser grandes, e muito detalhadas, logo, levavam-se anos para a finalização.
    Atualmente Quando observamos uma obra em um museu, televisao, jornal, revistas, construções, etc. Sempre pensamos no processo de construção e, creio que assim como eu, muitos pensam: 
-" Nossa!!! Nunca no Brasil, na vida, na Terra que eu consigo fazer uma obra de arte dessas. Não...        Eu mal sei fazer bonecos de palitinhos, imagina uma coisa dessas!".

   Mas se pararmos pra analisar, Os grandes artistas não fazem essas obras da noite pro dia. Isso tudo é fruto de muita prática. Tanto que as obras são grandes, e levaram anos pra serem finalizadas, por causa de cada detalhe que as compõem. Logo, nós podemos fazer belas obras, o que precisamos pra isso é muito simples: Prática, sempre pintar, desenhar, observar outras obras, tudo isso nos leva a desenvolver o lado artístico.

  Com o propósito de mostrar a todos que somos capazes, nosso professor do CC Campo das Artes pediu para que reproduzíssemos, três desenhos, um baú, uma mesa e um prédio. Foi dada as medidas de cada objeto , com perspectivas 2d e isométrica, feito isso, haviam alguns erros, e com ajuda do orientador, ajustamos. 
   
   Naquele momento todos perceberam que não são tão péssimos artistas, o que nos priva disso é a falta de contato com a arte. Muitos, não tiveram aulas adequadas, que praticassem, ou visitassem museus, não tiveram incentivo, e essa problemática é consequência da má administração pública. Que por sua vez deveria investir fortemente no setor da educação e cultura, promovendo assim um desempenho melhor de cada estudante.


 "Davi de Donatello",  é uma escultura em bronze, de aproximadamente 1,58 m, sua criação não possui uma data correta, porém estima-se que tenha sido criada entre 1430 e 1440. Atualmente ésta no Museu Nacional do Bargello, Itália. Essa é a primeira escultura  de bronze renascentista nua, o que causou muito espanto.



    A obra acima pertence a Raffaello, intitulada de "Escola de Atenas",  foi encomendada pelo Vaticano e criada entre 1409 e 1411.
Essa pintura possui 5 m x 7,7 m. Onde retrata a Academia de Platão. Ao observá-la podemos ver Platão apontando para o céu, representando o mundo das ideias, e Aristóteles para o horizonte, representando o mundo do sensível. Localiza-se na galeria As salas de Raffaello, no Vaticano.
 Pintado por Michelangelo, A criação de Adão é uma pintura que possui 2,80 m x 5,70 m. Acredita-se que foi criada entre 1508 e 1510. Localizada no teto da Capela Sistina, nela está representado um trecho da Bíblia, no capítulo de Gêneses, quando Deus cria o primeiro homem: Adão.
 "A última Ceia", uma obra de Leonardo Da Vinci, que representa a última união dos 12 discípulos, antes de Jesus Cristo ser crucificado. Foi criada na Igreja Santa Maria Delle Grazie, entre 1495 e 1497. Seu tamanho é de 4,6 m x 8,8 m. Apesar de parecer simples, há várias teorias por trás dessa pintura, como outras obras do autor.
Criada entre 1484 e 1486, "O nascimento de Vênus" foi feita por Botticelli e atualmente está localizada na Galeria dos Ofícios, em Florença, na Itália. Para aquele momento, essa obra foi revolucionária, por ser um tema leigo e mitológico.

 Durante a aula, eu estava reproduzindo um desenho isométrico.
 O que depois se transformou num prédio...
 Desenhamos o baú e a mesa, superamos as expectativas.. Até que pra iniciantes fomos muito bem!
Aquele momento de dedicação e concentração, rs.
   

Comentários

Postagens mais visitadas