Interdisciplinaridade, o que é? Parte 1.


Tá ai um conceito que vem me acompanhando desde 2016, e no ano seguinte, ao ingressar na UFSB, pude perceber que daquele ano em diante, todos os dias eu iria ouvir falar disso. Porém, só no atual Quadrimestre, 2018.3, durante o Componente Curricular "Interdisciplinaridade: Teorias e Práticas", que pude aprofundar sobre essa palavra.

Confesso que não estava entendendo nada, foi um quadrimestre cheio de conceitos parecidos. Um dia ia pra aula e ouvia "Transversalidade", no outro: "Multidisciplinaridade", depois: "Transdisciplinaridade", etc. Então foi necessário bastante atenção para não confundir as coisas.

Mesmo com tantas aulas interrompidas pelos feriados, foi possível absorver o conteúdo. Lemos textos muito interessantes para o conceito da interdisciplinaridade, que deixarei como anexo aqui. 

Por fim, pude compreender que a interdisciplinaridade, na educação, é a fusão de duas ou mais disciplinas. Por exemplo no campo das ciências exatas: O Teorema de Pitágoras é visto com bastante frequência, e normalmente, o conteúdo já é apresentado de cara pros alunos, na primeira aula. E a única coisa que se pensa é "Em um triângulo retângulo, o quadrado tamanho da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos(A²=B²+C²)"
Mas numa perspectiva Interdisciplinar poderíamos trabalhar a biografia de Pitágoras, trabalhar na localização geográfica para localizar Samos, na Grécia onde ele nasceu, e o campo da Filosofia, já que ele foi um grande filósofo.
Creio que, os alunos se interessariam muito mais pela parte prática, e quem sabe até deixariam de ter fugir da matemática (assim como eu, rs).

Links dos textos sobre Interdisciplinaridade:

Comentários

  1. Que reflexão legal, adorei o exemplo e sim, mesmo complicado, você entendeu o sentido da interdisciplinaridade :)

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